quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Catastrofes Naturais (imagens)

Tempestades:












Catastrofes Naturais

Terramoto ou sismo (nome mais formal) é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia na forma de ondas sísmicas.
A maior parte dos terramotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectónicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilómetros, como é o caso da falha de San Andreas(santo André) na Califórnia, Estados Unidos.
Entre os efeitos dos terramotos estão a vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, além de efeitos prejudiciais em construções feitas pelo homem, resultando em perda de vidas, ferimentos e altos prejuízos financeiros e sociais (como o desabrigo de populações inteiras, facilitando a reprodução de doenças, fome, etc).
O maior terramoto já registado ao longo do tempo foi o Grande Terramoto do Chile em 1960 atingindo 9.5 na escala de Richter em seguida o da Indonésia em 2004 registando 9.3 na mesma escala.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ciencia Da Natureza

liçãonº27/28                                                                                                                                  06/01/2011
               Sumário: Inicio do estudo das sucessões ecológicas.



                                                   Sucessões Ecologicas 

Numa zona desabitada os primeiros seres vivos são seres autotroficos , como o musgo e o liquen porque conseguem produzir o seu proprio alimento.
Estas especies formam a comunidade pioneira.