quinta-feira, 17 de março de 2011

Aumento do efeito estufa


O efeito estufa é um fenómeno natural caracterizado pela retenção do calor na superfície terrestre pela atmosfera.O problema actual é o aumento do efeito estufa provocado pela poluição em especial pelos GEE (gases com efeito estufa) como por exemplo o dióxido de carbono e o metano.

O aumento do efeito estufa pode provocar:
  • Aquecimento global
  • Fusão do gelo nos pólos
  • Alterações climáticas

quinta-feira, 3 de março de 2011

Chuvas Ácidas

Os principais contribuintes para a produção dos gases que provocam as chuvas ácidas, lançados na atmosfera, são as emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos.
 
  A acção humana no nosso planeta é também grande responsável por este fenómeno. As principais fontes humanas desses gases são as indústrias, as centrais termoeléctricas e os veículos de transporte.
 
Estes gases podem ser transportados durante muito tempo, percorrendo milhares de quilómetros na atmosfera antes de reagirem com partículas de água, originando ácidos que mais tarde se precipitam.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Bioacumulação

Processo de acumulação de um pluente no corpo dos seres vivos. A a concentração desse poluente vai aumentando de nível trófico em nivel trófico

Poluição da água

Causas: derrames petroliferos,esgotos , agricultura intensiva

Consequêcias: tragédias ecologicas nos mares, extinção de especies, destruição de ecossistemas,doenças ,bioacumulação e eutrofização

Poluição do solo

Causas:Adubos,herbicidas,lixeiras e pesticidas

Consequências: Desertificação,contaminação da água, destruir ecossistemas, extinção de especies


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Catastrofes Naturais (imagens)

Tempestades:












Catastrofes Naturais

Terramoto ou sismo (nome mais formal) é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia na forma de ondas sísmicas.
A maior parte dos terramotos ocorrem nas fronteiras entre placas tectónicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilómetros, como é o caso da falha de San Andreas(santo André) na Califórnia, Estados Unidos.
Entre os efeitos dos terramotos estão a vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, além de efeitos prejudiciais em construções feitas pelo homem, resultando em perda de vidas, ferimentos e altos prejuízos financeiros e sociais (como o desabrigo de populações inteiras, facilitando a reprodução de doenças, fome, etc).
O maior terramoto já registado ao longo do tempo foi o Grande Terramoto do Chile em 1960 atingindo 9.5 na escala de Richter em seguida o da Indonésia em 2004 registando 9.3 na mesma escala.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ciencia Da Natureza

liçãonº27/28                                                                                                                                  06/01/2011
               Sumário: Inicio do estudo das sucessões ecológicas.



                                                   Sucessões Ecologicas 

Numa zona desabitada os primeiros seres vivos são seres autotroficos , como o musgo e o liquen porque conseguem produzir o seu proprio alimento.
Estas especies formam a comunidade pioneira.